segunda-feira, 23 de março de 2009

Soy Latino Americano

Lendo o comentário da nossa mais nova amiga a equatoriana Matilde Kalil, não pude evitar o sentimento de reparação, ao qual eu deveria me submeter. Muito embora ao escrever o artigo “Minha Identidade é o Samba”o meu objetivo fosse meramente apontar o samba como um dos elementos de formação da identidade nacional, faço aqui um mea culpa por não apresentar os nossos elementos latino-americanos como os grandes formadores sim de uma identidade continental,ao qual nós brasileiros insistimos em renegar.
No segundo semestre de 2008 assumi uma 6° série com o objetivo de ministrar a matéria chamada “O encontro entre dois mundos”, a partir desse titulo identifiquei alguns conceitos que me são caros para trabalhar e o escolhido foi o de identidade, muito embora ainda sinta que esse conceito é de conhecimento incipiente por parte desse vós narra, mas aceitei o desafio.Com o lastro teórico fortalecido a partir das aulas da Professora Adriana Fraga, que ministrava a cadeira de América , aceitei o desafio, comecei com duas pesquisas uma étnica e outra de identidade continental, o resultado foi o esperado cerca de 80% dos alunos com traços étnicos negros ou indígenas não se consideravam como tal e 100% do alunado não se percebia como latino americanos Simplesmente só ratifiquei uma discussão que era latente nas aulas da professora Adriana, então a partir do elementos discutidos na acadêmia e com o subsídio fornecido pelos meus alunos começamos lentmente a trabalhar as questões de identidade continental ou seja a inserção dos brasileiros no contexto da America Latina seja no século XVI, seja no século XXI. Com a composição de vários elementos culturais, exceto a lingua talvez o grande entrave identário fomos paulatinamente pensando juntos o ser latino americano, e sem falsa modestia acho que chegamos a um bom termo, muito embora ainda permeasse na sua auto identificação um ranso europeu no qual tenho algumas ressalvas nesta postura identitária, bem como na expressão afro-descendente na qual também tenho muitas ressalvas conceituais.
O importante é que a amiga Matilde Kalil, me deu a oportunidade de não deixar transitar em julgado a minha identidade latino americana, e sim reafirma-la, pois como muitos brasileiros eu me auto identifico sim como latino americano e mais, tenho orgulho de assim o ser brasileiro, mestiço e latino americano, muito embora para me conhecer basta ouvir um bom samba ou talvez em meio a uma envolvente roda de rumba, quem sabe de par com uma bela mulher dançando tango, ou quem sabe ouvindo Paulina Tamayo(cantora romântica equatoriana) em uma noite de luar. Obrigado Matilde.

3 comentários:

  1. Ben Hur, realmente nas aulas da Adriana esse tema nos chamou a atenção para discussão sobre o "ser" ou "não ser", identificados como latino-americanos, e realmente o que tu constatou em tua turma é o que de em maneira geral o brasileiro pensa, acho que quanto mais ao norte fizermos essa pergunta, menor será o número de pessoas que se identificam como latinos-americanos, concordo com você quando diz que somos latinos, si somos latinos!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Dé,

    Entendo sim que somos latinos americanos e nós colorados então ainda mais pois ultimamente estamos muito habituados a falar espanhol ou melhor a levantar taças no continente. Soy Latino sy pero non de grêmio. Soy COLORADO, COLORADO, CAMPEÃO DE TUDO.

    ResponderExcluir
  3. Querido Ben Hur,
    ¡Gracias por intentar una respuesta a esa inquietud que tenía desde hace mucho!
    Ciertamente, entre todos los latinos, hay innumerables elementos que nos hacen diferentes.
    Pero hay otros que nos asemejan y acercan, no sólo acá, sino con todos los demás países del mundo y entre esos elementos: ¡incluyo al fútbol!
    Seguro que el Domingo tanto en Brasil como en Ecuador estaremos pendientes del partido entre nuestras selecciones.
    Después de todo, el ser humano en su esencia es el mismo. Sólo cambian los ropajes.
    Un cariñoso abrazo, aunado a votos de muchos éxitos en su blog,
    Matilde Kalil
    mkalil@q-analysis.com

    ResponderExcluir