terça-feira, 24 de março de 2009

De volta as raízes

A primeira coisa que terei que falar é que agora o blog não conta com 2 responsáveis, passamos agora a ser um grupo de 4 colegas, blogueiros e malucos afim de escrever sobre o que der na telha, bem-vindos Marcão e Rafael. Confesso que estou surpreendido com o sucesso de participação e atenção que nosso blog vem recebendo, temos só 7 dias de "vida" e por aqui já passaram o super-herói, mestre, professor e todas denominações possíveis Attico Chassot, e a nossa mais nova amiga equatoriana Matilde Kalil, nosso blog vai indo bem e obrigado aos leitores, ah enquete também tá concorrida, temos 8 votantes até o momento. Meu propósito hoje é falar sobre a experiêcia que vivi pela manhã, hoje.
Tive a oportunidade de voltar a escola na qual passei 10 anos frequentando como aluno, estudei todo(até então chamado) primeiro grau lá, o chamado Dolores Alcaraz Caldas, aquele humilde coléginho de pavilhão de madeira na qual tenho um carinho especial, pelos colegas e amigos que fiz lá, meu irmão e maioria dos meus amigos de infancia também passaram pelo Dolorão, até a Paulinha viveu por algum tempo naquelas salas de aula, muitas vezes voltava pra casa com ela, trovando e jogando uma conversa mole pra cima dela, hoje vejo que parece ter surtido efeito. Dia 24, agora pela manhã voltei a entrar em uma daquelas salas de aula (casualmente, uma das poucas que nunca estudei), dessa vez como futuro professor estagiário, alguns professores ainda estão lá desde o meu tempo como a professora Lizâni de matemática, na qual tinha fama de professora má, mas não comigo, eu era muito arregado com ela, sempre me dei muito bem com ela e ela parecia gostar de mim, a Marli, de espanhol que obviamente não lembra de mim e muito menos do que ela dizia sobre mim, que seria o novo Chaplin(sim, o Chaplin, não Chapolin), ela me achava muito engraçado e dizia que eu seria um artista, mas acabei escolhendo uma profssão que ganha um pouco menos, tem a professora Fátima de educação física, essa lembra de mim, ainda me chama pelo apelido na qual era conhecido, Dé, foi legal ao falar com ela, no meio do papo ela disse pra mim: "Tu era aquele baixinho, né? bom de bola? tu não é o Dé?". Sou esse mesmo, estou lá de volta, e o motivo por hoje eu estar por lá de volta, passa também por estes professores, que algumas vezes chamaram minha mãe na escola pra tentar me pôr nos eixos, que tantas vezes diziam pra eu me acalmar e estudar um pouco, e que de uma certa forma fizeram parte da minha formação de vida que tenho hoje, é com muita satisfação que retorno ao Dolores, confesso que quando escolhi ser professor de história, esse era um dos meus desejos, dar aula ali. E como diziam de forma preconceituosa, meus amigos que tinham dinheiro e não estudavam em escola pública: "Dolorão, Dolorão, entra burro e sai ladrão." Hoje é a prova de que isso não é verdade, eu voltei pra lá, pra quem sabe dar aula para os irmãos ou filhos desses mesmos. O dia de hoje pra mim foi realmente gratificante e a jornada tá apenas começando.

Boa tarde a todos!

2 comentários:

  1. Caro Dé,

    Meus parabéns pela emoção que sentiu hoje, são momentos como esse é que fazem valer a pena as nossas escolhas, compartilho contigo essa alegria, e mesmo sabendo que esse so foi o primeiro dia do resto da tua vida, te convido sempre a pensar nesse dia, pois ele é o significado de toda a nossa luta nesses anos.
    PS: Com certeza nas tuas mãos teremos muitos e muitos historiadores, médicos, advogados ou simplesmente pessoas que abrirão algumas portas trancadas para a reflexão e o pensamento.
    Esse é o nosso jeito de contribuir com o mundo, o jeito luxiuoso de ser...sem mascaras, sem falsidade e sem utópias...simplesmente luxiuosos...

    ResponderExcluir
  2. Lindo, imagino o que deve estar sentindo, afinal como mencionou no texto tb fiz parte da sua história no Dolores, que é muito bom participar novamente desse reencontro. Fico feliz, sei o quanto batalhaste por isso, e vc vai muito longe, não ó vc, mas todos os teus colegas que contribuem neste espeço e em nossas vidas. Parabéns por esse momento, viva-o intensamente, faça uma nova realidade, uma outra escola, mas não esqueça e nem deixe que os outros esqueçam que lá nós já fizemos história neh.. Parabens, mais uma vez, vc eh meu orgulho, tu mececes muito mais, e vai conseguir! Te amo demais

    ResponderExcluir