quarta-feira, 25 de março de 2009

Minhas 5 mulheres, meus 5 sambas de redenção.

Sai ontem a noite da faculdade praticamente pautado pra escrever essa manhã, quando sentei no pc me dei conta de que já havia escrito aqui sobre varios assuntos alguns como uma certa relevancia outros nem tanto e certamente muitas bobagens. Foi quando resolvi fazer uma homenagem as mulheres e tendo como sustentação as 5 mulheres da minha vida minha filha Marcelle, minha filha Betina, minha filha-cunhada Susana, minha mãe Dona Leda e a minha esposa Soninha.
Declarar o meu amor por Marcelle é facil pois ela é uma dessas figuras raras no mundo ou pelo menos no meu mundo, o seu jeito moleca, sua rapidez de raciocinio e o seu sensso de humor refinado aos 10 anos fazem dela sim uma menina muito especial. Xexeu como carinhosamente á chamo é da pá virada capaz de reunir uma molecada em sua volta rapidamente, cheia de ideias, sonhos e amor pelos animais, entre tantas historias que teria dela pra contar existe uma que talvez resuma a personalidade da menina, mesmo que essa historia tenha me causado um misto de senssações de pavor e orglho. Aos 4 anos a sapeca ficava em casa com uma secretária, pois nessa época eu era propretario de uma empresa e a minha esposa trabalhava em turno integral, mas imaginem essa secretária era muito preguiçosa e a menina tinha uma vontade maluca de descer para a praça do condominio, mas a danada da mulher nada de levar a menina, foi quando ela decidu descer e mais decidiu que ia visitar uma antiga secretária da casa fora do condominio logo ali na Vila Cruzeiro, e foi. no meio da tarde me liga a preguiçosa e me diz que a Marcelle havia sumido, pavor, panico e desespero imaginem os guardas do condominio já haviam procurado a pequena por todos os cantos possiveis e impossiveis daquela morada. Acionamos todos os amigos para uma busca, quando liga a Beth a antiga secretária e avisa pra Soninha que a a Xexeu estava lá em plena Vila Cruzeior com a sua boneca preferida em baixo do braço a sua procura. Acho que isso define qual é o tamanho da personalidade da pecinha, hoje aos 10 anos na quarta série, fazendo Francês, um pouco mais madurinha já não me dá tantos sustos, mas me dá a certeza de que terei muitas historias pra contar.
Falar de Betina não é algo muito dificil também , a Bebe como carinhosamente á chamamos é dessas adolecentes modernas, vaidosa, geniosa e cheia de personalidade pois a sua determinação e o seu QE (quoeficiente emocional) são marcas que saltam os olhos daqueles que convivem com a moça. Betina certamente é daquelas mulheres que poderiam ser musas que expiram os poetas, tamanha é a sua beleza, o sorriso largo, a sua delicadeza e por que não a sua vaidade, morena da cor do pecado, de gestos cadenciados como a bateira da Imperadores do Samba e de um balanço de dar inveja as mulatas do Sargenteli(Grupo de mulatas dos século passado), a personificação da beleza negra, ao prucurar uma definição para Betina, encontrei subsídios de sobra no mestre Cartola "As rosas não falam, simplesmente elas exalam".
Susana ou Susu como carinhosamente é conhecida no meu harém, essa o que tem de pequena tem de valente, psicologa de mão cheia, inteligente, bonita e determinada. A sua determinação talvez seja sua maior marca pois a menina é persistente e muito corajosa,já faz mais de um ano quando resolveu deixar a minha casa para procurar o seu caminho, me lembro como se fosse ontem o meu coração apertado, o estomago embrulhado me despedi momentaneamente dela, que saia da minha casa com uma felicidade ímpar pois estava indo pra sua casa, motivo ao qual que alias me encheu de orgulho e de medo também. Costumo definir as minhas mulheres com sambas, e o samba que define a Susu me remete ao Mestre Candeia "Chegou a hora de caminhar, eu vou, vou pra Portela que o samba já me chamou".
Dona Leda minha minha mãe, essa é geneses de tudo, mulher de fibra e garra, reune todas as qualidades de uma grande mulher só o fato de ela ter me criado como um homem de bem ja diz muito (risos) pois segurar o balanço do nego veio aqui não foi facil. A leda lembra o Mestre Bezerra da Silva "A velha bahiana é uma coroa legal, mas vagaundo enche a cara de cana e vai pra lá dar mancada".
Ahhhh, Soninha... minha coleção de sambas românticos, minha razão de viver, minha estranha loucura como diria a marrom, essa é inegualavel, seu sorriso, seus gestos, suas caretas, a sua furia tudo devidamente gravado nas minhas retinas. Falar o que mais de Soninha, mãe, guerreira, companheira, amante e futura advogada ou melhor juiza, é mole. Soninha é o meu porto seguro de aguas turbulentas, é o meu oasis no deserto, minha estrela guia no firmamento, o corrego aonde sacio a minha sede, minha inspiração é a sintese da minha vida, pra ela não tenho um compositor apenas ou melhor pra ela eu sou o compositor, pois é a fonte que me alimenta a alma, aquece o meu coração e alegra a minha vida. Cocotinha te Amo.

PS: Ainda faltou falar do meu varão Guilherme, em uma proxima oportunidade pois esse como diz o Mestre João Nogueira "Do samba sou a continuação".

2 comentários:

  1. Chorei né Benhure!!! Lindo demais! Que inspiração!! TE AMO! Bjocas!

    ResponderExcluir
  2. Essa gurizada tá sentimental hein, legal Ben Hur, lindo texto cara e ao falar da "emoção" como tu fez agora é algo que ultrapassa a tela do pc, ao ler isso podemos sentir a tua emoção também.

    Abraço pra ti parceirão!
    Tu tem uma grande família!
    Parabéns!

    ResponderExcluir