domingo, 22 de março de 2009

Attico Chassot é um Super Heroi

Amanheceu um lindo domingo de outono, onde tive a oportunidade mais uma vez na vida de acordar cedo e admirar a beleza do dia da janela da sala de meu apartamento no bairro Menino Deus. Entusiasmado com as orientações do professor e amigo Éder Silveira, sobre trabalhar com o grande Mário de Andrade como vetor da construção do meu artigo sobre identidade brasileira, logo cedinho vim para frente do pc e troquei emails com o amigo. Em seguida fui até o blog do Mestre Attico Chassot e me atualizei com as suas "aventuras", expressão usada pelo colega Marcos Bastos. Mestre Chassot como carinhosamente o chamamos em nossa roda de amigos, só é chamado de mestre pois não conseguimos um adjetivo mais adequado, muito embora já ha algum tempo que sentimos que Chassot é mais do que um mestre, é sim um super herói.
O Senhor Áttico Chassot é desses caras no mundo que só vemos na ficção científica como: Mestre Yoda(Guerra nas Estrelas), Professor Xavier (X-Men) e o Mestre Splinter(Tartarugas Ninja), a sua sabedoria, seu conhecimento, sua elegancia entre outros adjetivos que poderia dar, fazem dele muito mais do que um Grande Professor com um curriculun invejavel e com um passaport de fazer inveja ao Fernando Henrique Cardoso, e olha que o ex presidente viajava, risos... Chassot é sim um Super Héroi. Me lembro como se fosse ontem, era inicio do outono de 2008 quando adentra pela sala um senhor grisalho de fala mansa, de sorriso largo e olhos flamejantes extremamente lisonjeado por estar entre pretensos historiadores, e mais, com um convite nas mãos ou melhor nas palavras, o de fazer uma viagem sobre a LDB, não simplesmente discuti-la formalmente, mas sim viajarmos nela penetrar-mos em uma discussão que vai muito além de leis, decretos e artigos, mas nós inserir no contexto como professores e educadores entre outras discussões que se fizessem pertinentes á LDB ou não ( a melhor parte). Imaginem que tinhamos em nossa frente um homem que entre muitas qualidades é quimíco com doutorado, pós doutorado e o escambau em educação, com transito na filosofia, na historia e principalmente na vida, que oportunidade foi dada a nós pobres mortais, seguramente as noites de terça feira do outono-inverno de 2008 deixaram marcas em alguns indeleveis e em outros como eu muito profundas como essas cicatrizes de ferimentos de guerra que se ostenta com orgulho, pois então eu tenho muito orgulho de ter tido a honra de algumas noites ouvir o e privar dos ensinamentos do mestre Chassot, ou melhor do Super Attico Chassot. Já me fogem as palavras para falar de Attico o certo é que na medida do possivel tentei homenagear esse homem singular neste espaço ,a quem devoto grande admiração e respeito e com certeza muito carinho. Super Attico ofereço a ti uma passagem do livro O Profeta, de Khalil Gibran meu poeta preferido:

"O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio." Khalil Gibran.

7 comentários:

  1. Ah, o Mestre Chassot merece isso e muito mais. Engraçado pensar como, na nossa turma, há pessoas que não reconhecem a gradeza desse cidadão.
    O blog dele, onde ele narra suas "aventuras", é uma das melhores opções para se acessar quando estamos na internet, pois sempre há algo para aprender com aquela mente superior.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Ben-Hur& André,
    leio emocionado o blogue de vocês. Jamais esperava tanta distinção. Amanhã na minha blogada vou faltar com a modéstia e fazer dela texto de vocês. Por ora um agradecimento emocionado.
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a explanação feita em torno do Mestre Chassot. Além disso, fico extremamente lisonjeado por ter sido elencado entre o grupo de amigos dos organizadores desse blog.

    Para finalizar, ao ler os textos do blog durante a semana, constatei que ambos fizeram referência ao professor Éder, outro no qual nutro grande admiração e respeito. São pessoas que merecem essa distinção, pois assim como o Mestre Chassot, fazem a diferença em nosso cotidiano acadêmico.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que honra ter um coments do Mestre Chassot por aqui. Já sabemos que o blog de vocês vai ser um sucesso, principalmente agora que a presença do Mestre trouxe mais prestígio e saber a esse ambiente.
    É, as coisas vão de vento em poupa.

    ResponderExcluir
  5. Queridos Luxiuosos,
    Leyendo hoy el Blog del Profesor Chassot, del cual soy lectora ocasional y por quien comparto una gran admiración y respeto, encontré el suyo. De los blogs se puede aprender mucho: cómo piensan otras personas, otras culturas.
    Me llamó la tención el artículo sobre la identidad brasilera que está en ciernes.
    Como ecuatoriana siempre me ha resultado curioso que la mayoría de los brasileros que he conocido se diferencien de los países de la región, a quienes llaman latinos. En más de una ocasión recuerdo que al ser preguntados si eran latinos, decían no, soy brasilero. Como si fueran categorías excluyentes. Desconozco el origen de esta diferenciación (brasileros/otros latinoamericanos), pero creo que marca una diferencia en la identidad.
    Concuerdo con que –visto desde afuera- la samba se asocia indefectiblemente con la “brasilianidad”.
    ¡Felicitaciones por las ideas interesantes y amenas!
    Matilde Kalil
    mkalil@q-analysis.com

    ResponderExcluir
  6. Olha só Ben Hur esse blog tá realmente luxiuoso cara.

    Chassot comentando aqui é uma honra, na qual é de se orgulhar, sem falar no texto que está no blog dele hoje, que fala sobre nós e nossa turm. Pelo visto estamos indo longe, um agradecimento especial a Matilde Kalil, equatoriana que comentou em nosso blog, agradecemos muito suas palavras e espero que continue passando por aqui quando puder. Um grande abraço do André e Ben Hur.

    Um blog que tem somente 5 dias e com essas presenças ilustres, é sinal de sucesso, sucesso muito maior que podiamos imaginar.

    ResponderExcluir
  7. Muito queridos Marcos, Rafael, André e Ben Hur,
    já escrevi no meu blogue de hoje os meus agradecimentos pelas homenagens que estão me fazendo. Parece-me que está havendo um pouco de exagero na louvação; Mas uma friccionada no ego sempre é bom.
    Estou contente que nossos blogues têm ajudado para eu me reencontrar com uma das turmas do Curso de História que me marcou profundamente. Tenho muito boas lembranças de nossas aulas. Talvez a marca maior é a saudade do Hector.
    Fico contente que uma bissexta leitora guayaquileña de meu blogue chegou até o luxiuoso {ETA palavrinha complicada}.
    Na alegria pelas reaproximações convido para amanhã lerem algo sobre a Prática Pedagógica V [homóloga àquela que vocês fazem com o competente prof. Éder] do curso de Filosofia.
    Agradecendo os reencontro a amizade do
    attico chassot
    www.atticochassot.com.br

    ResponderExcluir