sábado, 4 de abril de 2009

Parabéns Internacional, 100 anos luxiuosos!

Boa tarde a todos e especialmente aos colorados, acabo de chegar do gigante da Beira-Rio, após a marcha do centenário, na qual tive oportunidade de curtir junto dos prinipais amigos que compartilham essa paixão, Paulinha, Tom, Ben Hur e cia, hoje foi (está sendo) um dia inesquecível para nós vermelhos. Hoje, 4 de abril de 2009 o Sport Club Internacional completa 100 anos de existencia, e para tormento dos gremistas, a nação colorada tomou as ruas da cidade logo pela manhã, numa multidão de seguidores rumo ao templo dessa torcida apaixonada, a cidade toda está vermelha, tive a oportunidade de ir ao centro da cidade na volta pra casa, e enfim chegar na zona norte e ver que o orgulho colorado está amostra, em suas camisetas e bandeiras e para os co-irmãos "entocados" em suas casas os fogos de artificios fazem o papel de lembra-los que o seu rival está em festa (de novo).
Nos aproximamos das 18 horas e fiquei com receio de que este dia passase em branco aqui no blog, então tomei a liberdade de escrever um pouco sobre o colorado, mesmo sendo o cara que acompanha este time a menos tempo (24 anos) durante esses 100 anos, acho que posso dizer algumas coisas uteis. Nós, colorados aqui do Luxiuoso (André, Ben Hur e Rafael), temos o privilégio de ter visto os momentos mais marcantes desse clube, o Ben Hur é o mais experiente, viveu os anos 70, teve a honra de encher o saco dos gremistas e acima de tudo assistir craques do quilate de Falcão, Manga, Valdomiro(peguei autografo na minha camisa de 1980, hoje), Carpegiani, Dadá Maravilha, Claudiomiro, Don Elias Figueroa, Escurinho, Batista e cia, eu nem sei qual seus jogadores favoritos, mas que, esse time dos anos 70 era favorito em tudo, isso era, o que sei sobre essa década é o que Youtube mostra, e isso já serviu para eu definir que Paulo Roberto Falcão, é o cara!, grande bola-bola, ao Falcão só peço uma coisinha de nada, seja mais colorado, mostre mais seu coloradismo, não seja tão imparcial, a torcida colorada te elege em qualquer lista como o maior de todos, mas como eu não pude te ver jogando e exercendo teu coloradismo, mostre a essa gurizada teu amor a essa legião de fãs. Éramos os bam bam bans, talvez o melhor time do mundo na época, do Brasil com certeza, uma década de ouro na qual se ia ao Beira-Rio para saber de quanto venceriamos, pois a vitória era nossa.
Dos anos 80 não lembro nada, eu nasci em 1985, portanto não faço idéia do que se passou, mas esses anos aposto que além de ter sido acompanhado de perto pelo Ben Hur, o Rafael já devia analisar taticamente o colorado em campo, provavelmente e infelizmente ele ainda não tinha indicado jogadores para os dirigentes, esse período não foi o dos melhores, mas acredito também que nem tão ruim pra nós, pois batemos na trave em 2 brasileiros, chegamos há uma semi-final de libertadores e vencemos o maior gre-nal de todos, o do século, talvez os maiores problemas sejam o fato do rival ter "criado asas" e as derrotas decisivas terem sido do jeito que foram (Bahia e Olimpia principalmente), desse período o que eu tenho de legado é o meu primeiro ídolo, Claudio André Taffarel, confesso que só lembro da propaganda do "Taffarel é na direita",(vídeo abaixo) porque jogando aqui não tenho quase nada em minha memória visual.

Chegam os anos 90, um principio de década que prometia de tudo para os colorados, primeiro porque além do Ben Hur e Rafael, eu com 7 anos cheguei pra dar sorte, ganhamos a Copa do Brasil em 1992, eles foram pra série B e só voltaram no "canetaço", mas como falei, fiocu só no "parecia" que seria uma grande década, a libertadores de 93 foi uma decepção pra nós alvi-rubros, não demorou muito e o co-irmão resolveu fazer naquela década, tudo que jamais nenhum colorado gostaria que fizessem, incomodou, foi dificil pra mim na época de colégio jogar um grenal sexta-feira, na aula de educação física com um amigo colorado e na segunda-feira esse amigo estar do lado deles, o final dos anos 90 teve como resultado a dificuldade de encontrarmos 5 dos nossos pra jogar contra eles, mas ao contrário do campo de verdade, na nossa educação física minhas derrotas em grenais não devem encher uma mão. Essa década judiou principalmente de mim e do Rafael que não vimos os anos 70, lembro a cada começo de brasileiro meu pai (contemporaneo do timaço de 70) dizia: "Filho, escreve o que to te falando, esse ano o brasileiro é nosso", as duas ou três primeiras vezes acreditei, mas a "nhaca" era tanta que torcia pra entrar entre os 8 primeiros e ir pro mata-mata, conseguimos e até que chegamos em 97, após 5x2 em cima deles dentro do Olimpico, um bom número de jogos invictos, bem classifiados pro mata-mata (entramos em 2º), mas eram os malditos anos 90 e ficamos pelo caminho. Eu resisti e sempre, mesmo com poucos argumentos, nunca baixei a cabeça, sempre fui convicto e dava um suador "neles" nas discussões, vi muita gente mudando de cor, vi muita coisa horripilante, senti dores que jamais senti, aturei coisas que muitos não aturariam (e muitos não aturaram mesmo, e viraram casaca), mas eu pensava exatamente assim: "Puta que pariu, se essa história mudar, esses caras tão fudidos na minha".
Essa história mudou, os anos 2000 vieram, eu, Ben Hur ,Rafa toda nação vermelha estavamos sedentos por mudanças, e tudo parecia dificil, ainda mais com um começo de década não muito bom, porque eles beliscaram uma Copa do Brasil, ficaram no quase numa libertadores (na semi final, contra o Olimpia, em casa e nos penaltis, que nem nós em 89), e nós fugindo de um rebaixamento em Belém do Pará contra o Paysandú, que tinha o Sandro Goiano que o Guilherme tanto admira, tudo parecia se encaminhar para uma repetição dos horrendos anos 90, mas lembro como se fosse hoje de um grenal em especial, eu escutava no rádio, o primeiro tempo encerrado no Olimpico, com uma chuvarada danada, segundo cometários de Lasier Martins (sim, ele mesmo), o placar de 1x0 para o Grêmio era lucro pro Inter, se continuasse daquele jeito tudo indicaria que seria uma goleada, e que o Inter se comportava como um time pequeno, lembro que fiquei louco com aquele careca (torci muito que o microfone dele desse choque, como na festa da uva), mas a história começou a virar, e a calar a boca de alguns como o Lasier, e no segundo tempo o zagueiro Vinicius cabeceia uma bola perfeita no canto direito de Danrlei e empata o clássico, 1x1 era pouco, pois o Inter passou a jogar com imponência, e aquele dia estava marcado para acontecer algo especial, e isso se confirmou na hora que Daniel Carvalho limpa a zaga e da entrada da area da um chute seco, indefensável, o Inter vira o jogo dentro do Olimpico (vídeo dos melhores lances desse grenal abaixo).

Viramos a história ali e explico porque, primeiro porque eles me aturaram afu depois desse jogo, segundo porque naquele ano do centenário deles, escaparam do rebaixamento por muito pouco, mas em 2004 não resistiram e voltaram para a segunda divisão, em 2005 voltamos a ser tetra-camepões estaduais, recuperamos a hegemonia no estado de maneira avassaladora, teriamos levado o brasileirão daquele mesmo ano, mas manobras extra-campo nos tiraram, enquanto isso eles disputava a honrosa batalha dos aflitos. E 2006? bom essa história não preciso contar... eles vivem as consequencias até hoje, chegamos aos 100 anos, e se juntar os 3 colorados luxiuosos do blog, vimos tudo, o timaço de 70, o quase de 80, a maré baixa dos 90 e as glórias dos anos 2000. A marcha centenária de hoje veio a brindar o orgulho dos colorados, tomamos conta da cidade, partimos do ponto inicial na hoje praça que foi fundada o Internacional em 1909, chegamos no presente, o estádio Beira-Rio e dali olhamos para o futuro, em busca de títulos, glórias, vitórias e muitas histórias para contar.
Obrigado meu pai, porque se hoje sou colorado e feliz por tudo que passei, devo 99% a ti, chorei de tristeza algumas vezes pelo Inter, mas as lágrimas de alegria são algo que carregarei comigo pra sempre, é bom ser colorado, é bom ser feliz, torcer pelo vermelho é luxiuoso é maravilhoso ser camepão de tudo e pra isso "linkarei" esse vídeo
que vai mostrar um pouco do que digo.




Parabéns a todos colorados, parabéns a toda nação apaixonada pelo clube do povo do Rio Grande do Sul.

Um comentário:

  1. Não acredito que tu é colorado sor! Pensei que tu fosse inteligente :P brincs.

    ResponderExcluir