terça-feira, 5 de maio de 2009

Negro e o futebol atual

Ontem ao dar uma passada rotineira no blog do mestre Attico Chassot vi ele abordar um assunto muito interessante, o sucesso do negro como jogador não reflete numa carreira de técnico bem sucedida na maioria das vezes, aliás os comentários deixaram claro raras excessões. Em sua blogada do dia 05 de maio foi deixado como indicação para abordarmos o assunto, já que o mestre levantou a bola, nos resta botar pra dentro do gol, usando uma metáfora futebolística, já que frequentemente o futebol é tema por aqui, essa discussão é de grande importância e fazendo uma rápida pesquisa, sem muita perda de tempo e sem um devido aprofundamento no assunto, é fácil detectar que o negro não consegue penetrar nas mais diversas áreas de comando do futebol atual. Estamos as vésperas do começo de mais um Campeonato Brasileiro de Futebol, essa edição começará no sábado seguinte e se estenderá até o principio de dezembro, tentei fazer um "raio x" dessa 38ª edição da competição, avaliando a posição do negro nas três principais áreas de "chefia" dos 20 clubes envolvidos na competição, essas três áreas de comando são a presidência dos clubes, treinadores e capitães.
Antes de começar a comentar sobre o que propus acima, lembro que o Vasco da Gama, um clube pioneiro na quebra das barreiras racistas no começo do século passado, não faz parte da elite de 2009, já que em 2008 foi rebaixado para série B, mas mesmo esse clube de carater pioneiro no tema, não tem negros no comando atual. Começaremos a falar sobre os capitães das equipes da série A, essa posição dentro de um grupo entorno de 25 atletas é de liderança, é uma posição diferenciada do simples atleta, do artilheiro da equipe ou da estrela, pois essa condição independe do talento do jogador, ela é adquirida através de escolhas que teoricamente partem dos técnicos, é a liderança dentro das 4 linhas, e o jogador que em caso de sucesso do clube (ou seleção) será eternizado por erguer a taça conquistada, um exemplo atual é o de Cafú, na conquista do penta-campeonato da seleção brasileira na copa de 2002, sediada conjuntamente entre Coreia do Sul e Japão, talvez seja o único negro a chegar a tal feito. Voltando ao o que o post realmente se propõe, dos 20 jogadores capitães do campeonato de 2009, apenas 5 deles não são brancos, René (do Barueri), Carlinhos Bala (do Náutico), Fernando (Santo André), Marcelinho Paraíba (Coritiba) e Luiz Alberto (Fluminense). Isso demonstra outro fato, que desses cinco capitães listados acima, o único com verdadeira chance, ou seja chance real, de ser eternizado por uma possível conquista é Luiz Alberto, que atua em um grande clube, claro que todos outros podem conseguir, ainda mais quando falamos de futebol, mas não se torna muito provável.
Abordando o segundo cargo de chefia vem os treinadores, que comandam os vinte e tantos atletas, inclusive o capitão, posição essa, de "total autonomia" sobre o rumo das equipes, o manda-chuva do time. Hoje teriamos apenas 1 técnico negro na série A, destaquei o hoje justamente por ser um cargo frequentemente conturbado, e estabilidade no emprego é algo que não combina com essa profissão, ainda mais amanhã a noite, em que fatalmente, quatro desses técnicos serão desclassificados da Copa do Brasil, e o número pode alcançar a seis, o que possivelmente ocasionará na troca de comandante, antes mesmo do torneio começar, isso é tão normal que o único técnico negro acabou de ser anunciado, Celso Roth (ex Grêmio) foi escolhido como o substituto de Émerson Leão no Atlético Mineiro, se tivesse postado ontem seriam vinte técnicos brancos, é um dado extremamente preocupante esse. Ontem, conversando rapidamente sobre o assunto com os colegas luxiuosos Ben Hur e Rafael, o ultimo técnico negro a ganhar uma grande título talvez tenha sido Walmir Louruz, com o Juventude, aqui de Caxias do Sul, na Copa do Brasil de 1999 (Juventude que eliminou o Inter na semi-final, uma derrota que pôs a prova a fidelidade e paixão de muitos colorados, que vinham de sucessivos anos ruins, e isso não foi o pior de 1999, ainda teve a escpada de rebaixamento nos ultimos minutos do ultimo jogo, tenebrosa década de 90).
Contando técnicos e capitães, somamos o número de 40 profissionais envolvidos em cargos de lideranças, comando e chefia no futebol de elite atual, apenas 6 deles são negros, e o número mais impressionante se dá entre os presidentes, dos 20 clubes, nenhum deles tem como cargo mais alto da hierarquia um negro, impressionante esse dado, mesmo tendo um pouco de conhecimento sobre os técnicos, nunca imaginei algo parecido sobre os presidentes. Como se explica tais dados? Quais as causas para esse panorama? O que motiva a essa realidade?
Com certeza o assunto futebol e etnia, dá uma grande caldo para discussão, como disse Attico Chassot em seu comentário aqui no blog, "Os técnicos de futebol são usualmente brancos e se credita ~~ na construção racista e branca de mundo ~~ aos negros a ‘incapacidade’ de dirigir tecnicamente uma equipe, mesmo que estes possam ser melhores jogadores que os brancos", apenas 10% desses cargos são ocupados por negros, são 6 em 60. Infelizmente a realidade é essa, que isso não se restringe ao futebol, mas nos mais variados esportes, assim como no Brasil, no resto do mundo também é bem parecido, até mesmo na África, em que os técnicos quase sempre são estrangeiros e brancos, confesso que não sei explicar o que exatamente proporciona essa realidade. Deixo uma dica aos interessados no assunto e que não dispõe de tanto tempo para pesquisar, o canal pago Sportv transmitiu em março de 2009, no programa "Sportv Repórter", justamente abordando isso que foi falado nesse post, o papel do negro como "peão", mas sem chegar ao comando, há depoimentos de Tommie Smith e John Carlos, que eternizaram-se na Olimpíada de 1968 ao fazer a saudação "black power" na cerimonia de premiação, e apontam o insucesso devido a uma desunião dos negros e a falta de consciência política dos atletas em geral atualmente. Tentei procurar esse programa na internet e não encontrei, mas sei que reprisa frequentemente, e é um programa que enriquece bastante o entendimento sobre o assunto.

11 comentários:

  1. Meus queridos amigos do luxiuoso,
    primeiro agradeço a consideração que teve a bola levantada no meu blogue neste 04MAIO2009. Estou surpreso com os dados trazidos aqui pelo André. Os dados são mais impressionantes que eu imaginava. O recorte mais significativo é quanto os ‘capitães’. Parece que em termos de técnico a hipótese que levantei é incontestável. Em tempo oportuno vou trazer, se autorizado, citada a fonte, parte as matéria de vocês aos meus leitores e leitores.
    Obrigado por trazerem tão densos esclarecimentos,
    attico chassot
    www.attticochassot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Attico Chassot, sempre que quiser usar qualquer dado, fonte ou informação não precisa pedir autorização, para nós será uma honra estar presente em seu blog ou onde preferir. E sobre os dados do post, tentei fazer um recorte completamente atual (até meio futurista), sem aprofundamento histórico, dados esses, que já foram suficientes para confirmar a hipótese sobre os técnicos e para dar uma visão mais ampla entre os capitães e gestores dos clubes.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro André,
    Muito obrigado pela autorização. A blogada de amanhã leva como mote: “Revelado um racismo relevado” quando que transcrevo, parcialmente, em uma versão livre de teu texto citando tua autoria e a fonte onde foi publicado. Acrescento que vale apena ler-te, até porque extrapolaste, com classe, minha questão, analisando a não presença do negro, além de técnico, como capitão da equipe (o que mais me surpreendeu) e o presidente do clube.
    Claro que fazer o meu blogue a partir de matéria do luxiuoso significa a inauguração de uma parceria que pode/deve ser de duas mãos. Assim, qualquer matéria que eu publicar no meu blogue pode ser usado por vocês.
    Com expectativa de que com essa parceria estejamos juntos contribuindo para a formação de homens e mulheres mais críticos.
    A amizade e a admiração
    attico chassot
    www.atticochassot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Caro Amigo André,

    Em primeiro lugar meus parabéns pela excelente blogada, também gostaria de ratificar a minha admiração pela tua linha de pesquisa que é sobre o futebol e todas as nuances que este esporte pode proporcionar, bem como a minha admiração e felicidade de contar com você como grande amigo que és e parceiro no campo intelectual.

    Ben Hur

    ResponderExcluir
  5. Olha, recebendo comentários (e elogios) de Attico Chassot e Ben Hur Rezende fico muito honrado.
    Obrigado a essas duas feras que admiro muito, agradeço muito a companhia de vocês, quase todos dias lendo o blog do Attico e a todas noites no IPA com Ben Hur e por dividir a autoria desse blog.

    ResponderExcluir
  6. Amigas e amigos leitores do luxiuoso, permito-me convidá-los para que conheçam no meu blogue uma co-produção deste blogue com o meu. Publico hoje um texto do André Bugallo em que se ‘revela racismo relevado’. Quero manifestar o meu orgulho com esta parceria e dizer-lhes que juntos temos que fazer estas e outras denúncias. Ainda, como professor usualmente exigente que sou deixei um tema para o André e outros que quiserem colaborar na busca de elementos para não apenas fazermos anúncios, mas também denúncias.
    Com admiração
    attico chassot
    www.attticochassot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns André ótima pesquisa , muito legal abraços !
    Pedro Maraschin

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Sor ! E que vou sentir saudade das tuas aulas sobre Roma ;/

    Abraço Sor, e vê se aparece qualquer hora pra nos visitar né? Espero que tenha gostado mesmo de dar aula para nós!

    Abração.

    ResponderExcluir
  9. muito bom este assunto, mas poderia falar sobre realmente acontece. Fiz uma analise sobre o assunto em meu blog se poder dar uma moral, só dar uma passadinha la...
    familia 4p

    ResponderExcluir
  10. Cara aluna Sarah, realmente gostei demais da experiencia que vocês da turma 101 me proporcionaram, tenho todos vocês com muito carinho, sentirei saudades das nossas "viagens" matinais a Roma... sobre uma visita aceito o convite, até porque gostaria de ter pelo menos uma foto com vocês para guardar, será que rolaria?

    Um grande abraço pra você pra todos da turma 101.

    ResponderExcluir
  11. Caro professor André, que bom que tenha gostado de dar aula para nós, pois assim todos aprendem, não é mesmo? Temos você com muito carinho também...
    É verdade foi uma ótima viagem do tempo para aprender Roma...
    Claro, fotos sempre são bem aceitas :)
    Dai postar no orkut,fotolog, essas coisas....

    E mandar o link da foto pro profile do Gaiu Julius Cezar, né?
    Um outro grande abraço pra você, atenciosamente Sarah e Turma 101.

    ResponderExcluir