quinta-feira, 14 de maio de 2009

Aclamada série de TV: Roma

Venho aqui para dar uma agitada no blog, a ideia da postagem de hoje confesso que não é sobre a area que mais tenho intimidade, entre nós cinco do luxiuoso, o Pedro Maraschin seria o mais indicado para isso, mas serei atrevido e farei uma indicação de série de TV relacionada a história. Há um número incontável de filmes, peças, séries ou qualquer outro instrumento do entretenimento que pode ser relacionado a história e consequentemente ao ensino, tanto no médio ou fundamental.
Começarei essa blogada com a série Rome (ROMA), produzida pela BBC e aqui transmitida pelo canal fechado HBO. A produção foi feita na Itália em parceria entre norte-americanos e ingleses. Não é uma série nova, ela estreou em 2005, teve duas temporadas e se consagrou como a série de TV mais cara da história, na primeira temporada foram gastos 100 milhões de dólares na criação da série e para colocar ela no ar. Um dado que achei interessante e devo falar aqui, é que assistindo os "extras" da primeira temporada, a produção fez questão de gravar na Itália e usar o máximo de Italianos possível, desde figurantes até técnicos, alegando que assim a série se tornaria menos artificial e que seria realizada com o "jeito" particular romano e com muito mais amor, achei bem interessante o ponto de vista da produção, se não tivessem tantos italianos não sei se faria diferença, não sei se esse foi o segredo, só se sabe que deu certo, foi um sucesso avassalador e eu particularmente gostei demais do resultado.
A primeira temporada retrata centralmente Julio César, seu modo de fazer política e as relações de poder daquele período, achei bem ilustrativo a maneira como o senado foi retratado, e nos dá de uma forma geral e bem fiel sobre o contexto romano do período, a série tem sua ramificação "noveleira" ao tratar os soldados Voreno e Pullo é verdade, e no espírito mais profundo de uma novela, há a traição conjugal e pai criando filho que não é dele sem saber, mas parece realmente que essa romantização não desfoca o contexto histórico da crise da republica. A vida social é bem trabalhada também na série, principalmente nos eventos que envolvem a família de Julio César, sua sobrinha e sobrinho-neto Otávio (futuro imperador Agusutus, nessa temporada com uma função bem coadjuvante) fazem na primeira temporada esse papel de expor ao tele-expectador essa vida social e privada desse povo da antiguidade. Lembro que é uma série que abusa de cenas que exaltam a sexualidade e o fervor dos romanos pela "sacanagem", mas é muito util para conseguirmos ver através de outros olhos a Roma Antiga, acho que essa série é um prato cheio para que além de nos distrair na frente de um televisor, possamos enxergar algo com algum contexto ou fundamento histórico,
A segunda temporada sem César é centralizada em Marco Antonio, Cleopatra e Otávio, o enfoque social e político é o mesmo da primeira temporada, apesar de um teor mais "noveleiro". O senado e as disputas de poder continuam, e o que mais me chamou atenção é a forma como foram retratadas os personagens centrais, Otávio é retratado de maneira fria e calculista, o estilo debochado e orientalizado de Marco Antonio se torna extremamente engraçado e Cleopatra é mostrada de maneira apelativa e até insana, diferentemente de como sempre havia sido retratada antes.
Acredito que é um material muito válido para uso didático, pois abre espaço para inserir a abordagem da vida privada, arquitetura, conflitos sociais, guerras, costumes, cultura roamana e além de trabalhar bem os aspectos de sempre, políticos e sociais romanos. Enriquece de maneira que pode ilustrar e tornar vivo o que cansativamente, nós professores de história falamos em frente na sala de aula e o que estão nos livros didáticos, torna lúdico, menos cansativo ao aluno, e contrasta dando uma terceira abordagem ao tema, tendo em vista que passamos a nossa maneira de ver o assunto, cada aluno recebe e processa as informações a sua maneira e o filme vem como uma terceira linha de interpretação, conseguimos sim abrir uma grande discussão e ampliar a curiosidade da gurizada estimulando o interesse pelo tema.
Hoje é encontrado o "box" a venda ou para locação facilmente, vale a pena para quem gosta do assunto, para quem simplesmente curte passar um tempo na frente da TV assistindo um programa de qualidade ou para professores usarem em sala de aula.

Abaixo o trailer da primeira temporada (versão em inglês)


Um bom dia a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário