sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ranking do rebaixamento

Sexta-feira, semana corrida que vai terminando para a maioria, não para os Luxiuosos que terão aula de estágio amanhã pela manhã, após isso estaremos liberados para comemorar fervorosamente o "20 de setembro" e revivermos os princpipios gaudérios e farroupilhas, Viva a revolução!. O ritmo da blogada de hoje é justamente esse, de descontração. E já que estamos próximos a uma data tipicamente gaudéria, quero aproveitar para comentar uma matéria no globo.com, sobre dois filhos protagonistas dessa terra, ou pátria como preferem os mais fervorosos. A matéria mostra um dado estatisitco em relação ao Campeonato Brasileiro, na "era dos pontos corridos" (a partir de 2003), trata-se de um levantamento que mostra quantas rodadas cada clube terminou na zona de rebaixamento da principal liga do país. Como em qualquer discussão de futebol que se preze sempre temos que exaltar os feitos do clube que torcemos (no meu caso Inter), e criticarmos os feitos do rival e até desmerecemos de vez em sempre, mas não farei isso hoje, portanto se existe algum leitor gremista, pode ficar tranquilo serei "imparcial" e usarei somente os números.
Segundo o tal levantamento, o clube que passou mais rodadas na zona de rebaixamento é o Paysandu, de Belém, dormindo 58 vezes entre os desesperados, o Mengão vem logo atrás com 57, e neste quesito a hegemonia é carioca mesmo, pois Botafogo e Fluminense seguem em 3º e 4º, com 53 e 51 vezes na zona da morte respectivamente. A lista conta com 35 clubes e o que menos vezes ficou na zona de rebaixamento chega a ser uma surpresa, o Criciuma que hoje está na terceira divisão, ficou apenas 2 vezes entre os rebaixados, mas o azar é que foi justamente na rodada derradeira, ali mudou seu futuro, decidiu sua queda livre da primeira para a terceira divisão. A lista não contempla o estreante do ano no campeonato o Barueri, que pelo que eu lembre acho que ainda não frequentou a zona ruim. Agora falando do que interessa de verdade, o Grêmio dormiu entre os rebaixados exatamente 48 vezes, figura como o sexto time que mais deu dor de cabeça ao seu torcedor, o colorado por sua vez ficou entre os rebaixados apenas 6 rodadas, como o 32º time do tal ranking, que quanto mais longe do 1º lugar melhor, apenas Cruzeiro, Santo André (3 vezes) e o já citado Criciuma incomodaram menos seus torcedores que o Internacional, lembro que o Santo André hoje se encontra na terrivel zona e deve até o fim do campeonato cair e "superar" o Internacional.
Essa pesquisa tem algo bem revelador, primeiro é de que o rebaixamento é a cara do Grêmio (expressão que eles adoram), segundo, e mais importante é sobre o Flamengo, mesmo passando 57 rodadas na zona do rebaixamento (o que equivale hoje a um campeonato todo e mais um turno quase) na hora decisiva ele nunca figura entre os degolados, os "flamengueiros" devem creditar isso a mistica da camisa, ao amor da sua torcida ou aos times competitivos e maravilhosos montados nos ultimos anos. Eu  particularmente não concordo, vejo isso de maneira diferente, e para ser mais direto, arranjada. Não to dizendo que o Flamengo rouba, a CBF também, até poderia ser isso e ficaria mais simples, mas o que me intriga é que como o clube tem disparadamente a maior torcida do Brasil, é muito provavel que arbitros, assistentes e seja lá quem tenha alguma tipo de comando no rumo do campeonato não vai deixar o time cair sem fazer nada, ainda mais num país honestissimo como o nosso, onde tudo funciona perfeitamente. Curioso esses dados e interessantes para refletirmos sobre a realidade dos clubes, principalemnte os "grandes", de maneira indireta explica o sucesso de alguns nos ultimos anos e as lambanças que se vê com outros, e até a volta por cima que é feita a partir de um grande fracasso.
O mais emblemático é que isso vai junto com o que penso sobre os pontos corridos, é ótimo, premia o time mais regular, o melhor time e é uma formula mais justa, mas é uma fórmula muito mais fácil de se manipular e fazer o interesse de alguns. Pois o Flamengo pediu tanto quanto, Grêmio,  Paysandu, Botafogo, Fluminense e Atlético MG para cair, veja o histórico e qual deles já jogaram a segundona nesses novos tempos do futebol brasileiro?

Lista completa: (Clique na imagem para ampliar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário