sexta-feira, 17 de julho de 2009

100 anos de Gre-Nal

Neste domingo 18 de julho, será realizado mais um clássico Gre-Nal, será o confronto número 377 entre os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul. Esse clássico será especial, pois o estádio Olimpico será palco do denominado "Gre-Nal do centenário", sim, o jogo será disputado a exatos 100 anos após o primeiro clássico, no distante ano de 1909. Nesses 376 jogos disputados houve 141 vitórias do Internacional, 118 vitórias do Grêmio e 117 empates (o "empate" pode igualar-se com o Grêmio no domingo). Houveram partidas memoráveis, outras nem tanto, muitas alegrias para colorados, muitas alegrias para os tricolores e duelos que vivem na memória dos torcedores, duelos esses que ficam no hall dos clássico inesquecíveis e mais importantes. A postagem de hoje abordará o Gre-Nal de modo a dar uma atenção especial a alguns clássicos que já seriam famosos antes mesmo da bola rolar, podemos chamar de grenais emblemáticos, pois assim como domingo, o simples fato de ser o "Gre-Nal do centenário", independente de quem vença, da qualidade da disputa, ou do que aconteça, por si só será especial. Houveram diversos clássicos que antes mesmo de acontecerem já se tornaram inesquecíveis, farei aqui uma pequena lista e falando um pouco sobre eles.

Gre-Nal do 10x0:
O recém fundado Internacional convidou o clube mais tradicional da cidade para estrear o novo time, o primeiro Gre-Nal, também foi o primeiro jogo oficial do jovem Sport Club Internacional. A partida disputada na Baixada (antigo estádio do Grêmio e atual Parcão) tinha um clima festivo, mas como todo clássico que se preze até amistoso é sério, e o experiente Grêmio goleou o Internacional por 10x0, a maior goleada da história do clássico. Both marcou 5 gols e foi autor do primeiro gol do clássico.

Gre-Nal Farroupilha:
A partida disputada em 22 de setembro de 1935, fez parte das comemorações dos 100 anos da Revolução Farroupilha. A partida que se encaminhava para um monotono 0x0, acabou sendo vencida pelo Grêmio com 2 gols nos minutos finais. A vitória tricolor no clássico também marcou a despedida de um dos maiores jogadores da história do Grêmio, o goleiro Lara. O jogo antes mesmo de rolar já era especial, por causa da comemoração, a vitória do Grêmio se tornou tão simbólica que jogadores e diretores do Grêmio prometeram comemorar o feito pelos próximos 100 anos, e até hoje a promessa é cumprida.

Gre-Nal de inauguração do estádio Olimpico:
O Grêmio inaugurava seu novo e moderno estádio, naquele período o estádio Olimpico ganhava status de maior estádio privado do Brasil. Para comemorar e abrir os trabalhos decidiu convidar o seu co-irmão, Internacional para a festa. Mal sabiam os gremistas que tiveram a ideia de que estavam prestes a cometer um grande erro. O clube vermelho (que naquela partida usou o uniforme branco) não só estragou a festa gremista vencendo o clássico, o colorado aplicou uma impiedosa goleada de 6x2 no rival, Larry virou figura eterna do clássico ao marcar 4 vezes diante da torcida tricolor.


Gre-Nal de inauguração do estádio Beira-Rio:
Em 20 de abril de 1969, o Grêmio tinha a chance de devolver o feito colorado na inauguração do Olimpico e estragar a festa de inauguração do estádio Beira-Rio. A semana pré-classico foi mais quente do que de costume, declarações pesadas de jogadores e dirigentes acirraram ainda mais os animos para a partida. O jogo simplesmente não terminou, pois ainda quando estava 0x0 o jogador do Inter Urruzmedi se estranhou com Espinosa do Grêmio, e aos 38 minutos do 2º tempo aconteceu uma das maiores brigas generalizadas dos grenais, após toda confusão o Internacional insistia em recomeçar o jogo, mas não foi possível, afinal de contas 10 jogadores do Internacional haviam sido expulsos. O goleiro Gainete do Inter declarou a um reporter após a briga que "Aqui é nós que vamos cantar de galo!".

Gre-Nal do século:
A imprensa denominava assim o clássico da semi-final do Campeonato Brasileiro de 1988, era a chance que o vencedor tinha de decidir o título e de quebra tirar a chance do rival chegar a final. Mais uma vez um clima tenso durante a semana e no dia 12 de fevereiro de 1988, sob forte calor do verão gaúcho o estádio Beira-Rio lotou, para ver um dos jogos mais marcantes da história do clássico. O Grêmio saiu vencendo com um belo gol de Marcus Vinicus, de quebra ainda no primeiro tempo o Internacional teve um jogador expulso. Tudo se encaminhava para uma vitória do Grêmio até que veio a tona a improbalidade de um clássico, Nilson empatou para o Inter, resultado que levaria o jogo para a prorrogação. Mas aos 26 minutos e após uma bela jogada de Mauricio a bola é cruzada rasteira e forte para a area, o goleiro do Grêmio Mazzaropi não conseguiu intervir e surgiu Nilson novamente para fazer a explosão da torcida colorada em uma das maiores festas já vistas no Beira-Rio, placar final 2x1 para o Inter.



Gre-Nal do gol 1000:
É bem verdade que este Gre-Nal se tornou mais emblematico após a realização dele, mas entrará nessa lista porque antes do clássico faltavam 2 gols para se alcançar a marca de 1000 gols, e durante a semana muito se discutiu quem faria o gol simbolico. Talvez ninguém tenha apostado no recem-chegado e reserva Fernandão. O jogo foi 2 a 0 para o Inter e o primeiro gol foi marcado pelo zagueiro Vinicius, então a partir daí ficou mais próxima a expectativa de quem faria o milésimo gol do clássico, a próxima bola que balançasse a rede em qualquer dos lados entraria para a história. O gol se tornou mais emblematico porque não veio de qualquer um, Fernandão mesmo que ainda não tivesse escrito nada de sua bela história no futebol gaucho, foi pra area e cabeceou a bola no canto direito da "goleira do placar" e se consagrou como, o "homem do gol 1000". No dia 10 de julho de 2004 o Beira-Rio viu surgir um ídolo.



Gre-Nal de centenário do Grêmio:
Esse Gre-Nal foi disputado pela Copa Sul-Americana, portanto a primeira vez que os rivais se enfrentavam por um torneio internacional. Além dessa conotação inédita o clássico foi denominado pela imprensa como o "GreNal do centenário do Grêmio". No dia 15 de setembro de 2004, o colorado venceu o Grêmio por 2x0 no estádio Beira-Rio com gols de Fernandão e Chiquinho. O Grêmio vivia um péssimo momento e o Internacional um momento que também não era dos melhores, o colorado comandado por Joel Santana (hoje técnico da seleção da Africa do Sul) fez a alegria dos torcedores que homenagearam os rivais cantando "parabéns a você" nas arquibancadas do estádio, causando irritação de alguns jogadores gremistas.



Gre-Nal do centenário colorado:
O jogo era válido pelas 4ª de finais do segundo turno do Campeonato Gaucho de 2009, para o Grêmio a derrota tiraria as possibilidades de título e para o colorado uma vitória abriria caminho ao bi-campeonato, pois tirando o rival da competição facilitaria a tarefa para as fases seguintes. Um dia após a comemoração do centenário colorado, no dia 05 de abril de 2009 o Gigante da Beira-Rio foi palco de mais um clássico, o ultimo disputado. Em uma partida equilibrada nos primeiros minutos sobressaiu-se o Grêmio, após a marcação de um penalti Tcheco fez 1 a0. O Internacional não demorou muito pra responder, e na mesma moeda, também de penalti empatou o jogo com Andrezinho. Os 44 mil torcedores que foram ao estádio puderam ver no segundo tempo a virada colorada com gol do zagueiro Índio, acostumado a marcar gols o defensor entrou para a história do clube ao igualar o numero de gols do lendario zagueiro Figueroa e também de dar a vitória por 2 a 1 para o Inter de virada.

Outros clássicos em ocasiões especiais:
Gre-Nal de inaguração da bandeira do Grêmio:
Grêmio 3x7 Internacional

Primeiro Gre-Nal de Campeonatos Brasileiros:
Internacional 1x0 Grêmio

Gre-Nal dos 100 anos de Porto Alegre:
Vitória do Inter (Não consegui descobri o placar em lugar algum, ainda descobrirei)

Gre-Nal das faixas (após o título Mundial do Grêmio de 1983):
Grêmio 4x2 Internacional

Gre-Nal da Copa do Brasil:
Internacional 1x1 Grêmio (Inter se classificou no penaltis ao vencer por 3x0)

Gre-Nal de inauguração do Placar eletronico do Beira-Rio:
Internacional 1x2 Grêmio




Até domingo então, e bom clássico a todos. E que vença o...INTER

Um comentário: