segunda-feira, 11 de abril de 2011

O ídolo que não vi

Havia prometido para eu mesmo que não postaria mais aqui sobre futebol. Mas, devido ao clima pesado que ficou no blog após minha última postagem relacionada a tragédia na escola carioca (postagem que até me arrependo de ter feito, sinto que exagerei em algumas coisas e desviei um pouco do queria ter falado, mas já que foi pastado não vou apagar, deixo por conta do "calor do momento" a culpa disso), então é até bom que se fale de algo mais ameno por aqui.
Semi Final do Brasileirão, golaço de Falcão diante do Galo

Hoje o Internacional apresenta Paulo Roberto Falcão como treinador. Eu sou fã de Falcão por herança, nunca vi ele jogar e quando ele era treinador eu era muito pequeno, lembro dele, mas muito pouco e então não posso dizer que vi. Normalmente alguém se torna ídolo por aquilo que outra pessoa vê nela e admira. No meu caso Falcão é um ídolo indireto, essa que é a verdade. Mas sei de onde vem isso. Não é por ser comentarista a muito tempo, não é pelo fato de ser uma pessoa que exalta o coloradismo (a profissão não permitia). Sou fã de Falcão porque herdei isso do meu pai. Fui criado na "época ruim" do Internacional, era brabo ser colorado e seus colegas gremistas em um tempo que nada dava certo pra nós e tudo certo pra eles. Um dos motivos que me tornaram colorado e que me fizeram resistir como torcedor do time que "não ganhava", era ouvir as hitórias saudosas do Inter dos anos 70, contadas pelo meu pai. Era nos piores momentos do time, em que eu acreditava que nós nunca teríamos sucesso que meu pai contava as glórias passadas, e sempre otimista dizendo que tudo aquilo ia voltar. Todo começo de Brasileirão ao comprar o album de figurinhas ou um Guia da Placar, em que não apontava o Inter como um dos favoritos meu pai dizia "Que? Esses caras não sabem nada, esse ano o Brasileiro é nosso!!". Ele nunca acertou, mas sempre explicava sua teoria baseado no título de 79, em que um péssimo Gauchão foi o embrião do tri-campeonato nacional, conquistado de maneira invicta e tendo Falcão como protagonista. Não conseguia entrar na minha cabeça que o time que não ganhava nos anos 90, já tinha sido o time que nunca perdeu em 1979. Se sou (e muitos outros são ) colorado hoje e não me vendi pro time que ganhava, Falcão tem muita contribuição nisso, assim como Don Elias, Dadá, Manga, Escurinho e cia. Agora torço pra que sua imagem de ídolo se torne maior, quero ver ele como meu ídolo através de meus olhos também, hoje recomeça a história. 
Só quero uma ressalva, não tem nada a ver comparar Falcão ou Renato e muito menos esse papo de "imitar" com a contratação de técnicos, os argumentos de "imitar" são sempre rasos e se tiver um pouco de profundidade normalmente são infudados e caem por terra. Discutir um ídolo é bobagem, ambos são o que são para seus clubes pelo que fizeram.
Bem Vindo Bola-Bola!
Falcão chegando no Beira Rio hoje como técnico. Foto:ClicRBS

Um comentário:

  1. Texto fantástico, retrata tembém a minha opinião sobre essa situação. Não teria nada a acrescentar ou retirar desta postagem.

    Seja Bem Vindo Seja Bem Vindo

    Prof. Éverton Cezimbra ( TOM )

    ResponderExcluir