Hoje foram retomados os trabalhos com os alunos da Escola Municipal Décio Martins Costa, pelo Projeto Cidade Escola. O projeto da SMED/POA desenvolvido em parceria com a FECI (Funfação de Esporte e Cultura do Internacional). Devido ao bom trabalho apresentado no ano passado este ano o Projeto continuará na escola, num modelo muito semelhante ao de 2010.
O projeto propõe que os alunos ocupem o espaço da escola no turno inverso ao ensino regular, no meu caso, turno da manhã. Os alunos são divididos em turmas, conforme sua idade e passam por três "aulas", de português (comigo), de matemática (com a professora Ângela Nascimento) e Educação fisica (com a professora Sarita Rocha). O projeto dá a possibilidade de o aluno obter ajuda no que vem sendo aprendido no ensino regular, o auxilio vem sempre de forma lúdica e diferente do modo tradicional (sempre que possível). Por meio de brincadeiras procura-se atrair o interesse e estimular o aluno a não desistir das dificuldades que por ventura surjam ao longo da caminhada no ano letivo.
Independente dos principais objetivos que estão envolvidos no Projeto muitos outros acontecem por tabela e se tornam tão importantes como os primários. Lá o aluno está dentro de uma estrutura que possibilita os pais ou responsáveis, poderem trabalhar enquanto o filho está envolvido em algo produtivo. Durante o período em que estão na escola, evita-se que o aluno fique "largado" na rua e exposto a vulnerabilidade que são proporcionadas nas zonas onde a maioria das escolas municipais estão inseridas. Crianças na situação em que a maioria se encontra nessas regiões, são expostas muito cedo e tem de escolher ainda muito jovens por caminhos que na maioria das vezes ainda não estão prontas para decidir, ali envolvidas no espaço da escola no mínimo se adia isso, na rua existe muita possibilidade de se desenvolver a "sementinha do mal", estando na escola além de se reduzir o tempo de exposição a isso, ainda se aproveita e tenta se plantar a "sementinha do bem". Além de terem alimentação balanceada no lanche e almoço oferecidos pela escola.
Nesse breve resumo se entende a importância desse projeto (e de outros semelhantes)e a contribuição efetiva na vida e formação dessas crianças. Citei algumas coisas importantes, mas existem tantas outras envolvidas, o Projeto, professores, colegas e o dia a dia, atingem cada de criança de uma maneira diferente. Entre os 75 alunos que foram recebidos hoje pela manhã, um número muito grande retornou para continuar esse anos (não sei precisar em números ainda) e foi muito gratificante ouvir dos pais o quanto o "Projeto" contribuiu na vida das crianças, e por isso levaram os pais a novamente acreditarem no "Projeto" e nos educadores que passam 3 horas de cada dia em boa companhia, sejam nós na deles, ou os alunos na nossa.
Que 2011 seja melhor do que foi 2010 e que muitas realizações façam parte desta caminhada, sempre que tiver algo relevante postarei por aqui.
Site do Projeto:
Blog do Projeto na Escola Décio Martins Costa (turno da manhã)
Nenhum comentário:
Postar um comentário