domingo, 14 de março de 2010

Tio Joel: Uma perda imensurável

Não tenho a pretensão de falar por todos do Luxiuoso. Apesar de saber o quanto nosso colega de graduação Joel era querido por todos que fazem parte desse grupo. Ontem a noite, em meio a uma festa de formatura recebi a notícia do falecimento do nosso grande amigo Joel, o que com certeza me deixou muito triste. O que tenho a dizer é um pouco sobre o mínimo que sei sobre uma pessoa batalhadora e que pra mim sempre serviu de exemplo, com uma vida difícil e que mesmo assim tinha um amor pela vida e pela história que pouco vi, estava na graduação pelo bem pessoal, porque acreditava e amava aquilo que fazia. O Tio Joel como era conhecido entre os amigos, era 99% das vezes um cara feliz, uma pessoa alegre e de bem com a vida e olha que a graduação lhe pregou algumas peças, que revoltaria os mais calmos dos seres, mas mesmo assim nosso amigo tirou de letra e levou tudo aquilo como uma espécie de aprendizado. Falando em aprendizado Joel era uma pessoa que o fato de ter sua companhia era exatamente isso, aprendizado. Aprendi sobre a vida, uma pessoa com a vivencia do nosso amigo tinha muito a contribuir para o enriquecimento e engrandecimento como ser humano nesse mundo. Um homem batalhador de um sorriso fácil e uma risada contagiante, que tornou boa parte da nossa graduação em dias melhores. Não sou o cara que melhor conhecia o Tio Joel no IPA, mas sou um cara que sei o quanto amava o Internacional dos anos 70, nunca esquecerei dele me contando dos dribles de Valdomiro, que dobrava um marcador com  um lance em um espaço do tamanho de um tijolo. Tio Joel tinha na futura profissão escolhida um horizonte e uma paixão que em poucas pessoas vi, seu jeito característico contagiou quase todos em sala de aula, apesar de nunca compreender o fato de existir pessoas que tinham algum tipo de restrição com uma pessoa como aquela, pessoas essas que não simpatizam com nada e que estão no mundo apenas para satisfazer seus egos e para amarem si próprios, se apequenando dia após dia. Apequenar não existia no vocabulário deste mestre da vida, que encarava tudo de frente sem medo e com bom humor característico e que ontem nos deixou, sem saber muito mais o que falar e não querendo me repetir, quero dizer que sentirei saudades de sua risada gostosa de ouvir e de lamentar mais uma vez que não tive a honra de ver entre meu colegas formandos, essa figura inigualavel e amável que foi o mestre Joel, parabéns pela sua trajetória, parabéns pela vida que teve e obrigado por ter dividido alguns dias de sua vida sempre alegre comigo. Obrigado pelo carinho que sempre me tratou. Sentirei sua falta.

Um abraço e com desejo de descanso e paz eterna do seu amigo André Bugallo.

3 comentários:

  1. Eu não tenho mto acrescentar ao que tu disse, assino embaixo as tuas palavras, com certeza, pra quem ainda frequenta o curso de Licenciatura em História do Ipa, aquele campus ficará mais triste a partir de hoje.
    Aquela risada vai fazer muita falta.

    Lucas

    ResponderExcluir
  2. Poxa, poucas pessoas foram tão marcantes na nossa turma quanto o Tio Joel.

    Acho que na primeira semana de aula, com aquele jeito único de ser, ele já se tornou emblemático, despertando amores e desamores.

    É alguém que certamente vai fazer falta, e sua risada não será esquecida.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho o que comentar sobre o excelente texto do amigo André. Na verdade tenho a esperança de que os Orixas recebam o Tio Joel em grande festa, e de rebarba o amigo Hector o esperando para dar continuidade aos assuntos inacabados aqui no curso de história.

    Saudades do Amigos


    Ben Hur Rezende

    ResponderExcluir