terça-feira, 27 de abril de 2010

Para apimentar ainda mais a discussão...

O futebol brasileiro vive dias eletrizantes com as finais dos campeonatos regionais, momentos decisivos  na Copa Libertadores da América e Copa do Brasil. Estão os principais clubes do país envolvidos em uma ou mais   decisões importantes nos próximos dias, ainda vale lembrar o fato de que dia 11 de maio será convocada a seleção que representará o Brasil na Copa do Mundo de 2010. Só o que foi citado acima  já é motivo suficiente  para agitar a imprensa esportiva e os torcedores em torno desses fatos, mas hoje foi publicada uma pesquisa que põe mais um tempero nas discussões futebolísitcas, sejam elas pela mídia ou por torcedores na mesa do bar, a pesquisa do Datafolha sobre as maiores torcidas entre os clubes brasileiros. 
Recheada de polêmica a tal pesquisa revela empate técnico entre Flamengo e Corinthians como os clubes preferidos do Brasil. A pesquisa entrevistou 2400 pessoas, com idade superior a 16 anos em 144 cidades de todo o país, vale ressaltar a margem de erro, que é de 2% para mais ou para menos. Partindo do principio que dividindo o número de entrevistados pelo número de cidades contempladas temos a média de 16,6 entrevistados por cidade. Na ponta segue o Flamengo, o clube carioca tem 17% da preferência dos entrevistados e a estimativa de um total de mais de 22 milhões de torcedores. O Corinthians vem em segundo com 14% e a estimativa de quase 18 milhões de apaixonados. Sinceramente, não tenho uma opinião sobre essa briga pelo topo tendo em vista que em Porto Alegre o número de torcedores desses times são mínimos (conheço apenas 1 Corinthiano se não estou enganado). 
Trazendo aqui pra nossa realidade Grêmio e Internacional também estão classificados, em 7º e 8º respectivamente e em mais um empate técnico, 3% dos entrevistados, o Grêmio em uma estimativa de 3,60 milhões de torcedores e o Inter 3,44 milhões. Diferença mínima e que mantém os números da pesquisa feita anteriormente pelo mesmo instituto em dezembro de 2009. Ainda não foram revelados as tabelas referentes a  esta pesquisa, por exemplo como prefrencias regionais, por renda e outros detalhes, apenas números absolutos.
Então fica mais uma questão para ser discutida pelos torcedores, além de falar sobre a decisão do gauchão, quem vai ganhar o próximo grenal, quem vai ganhar a Libertadores ou Copa do Brasil, quem vai ser convovado pra Copa, agora tem essa das torcidas. Não fugirei da raia e darei minha opinião sobre isso tudo. O Grêmio vai vencer o Gauchão, o Inter vencerá o próximo grenal e a Copa Libertadores, o Fluminense vencerá a Copa do Brasil, bem como para a Copa do Mundo não teremos Neymar, Ganso ou Ronaldinho. E sobre a pesquisa continuarei sendo completamente imparcial, o resultado é completamente equivocado, todos sabemos que a maior torcida do Rio Grande e do Brasil é do Internacional. 
Abraços.

6 comentários:

  1. Caros Luxiuosos e nesse caso mais especificamente André, que suponho ser o autor dessa postagem. É polêmica a postagem e do bom debate eu não pipoco: deixando de lado as tuas previsões sobre os campeões da Copa do Brasil, do Gauchão e da Libertadores e tudo aquilo que for futurologia, falando sobre as torcidas, maiores ou menores, acho que precisamos ver as cidades nas quais foram feitas as entrevistas. Se a pesquisa foi feita somente nas capitais, em nosso caso Poa, isso explica os números parecidos de torcedores da dupla Grenal. Há diferenças muito significativas entre interior e capital no que diz respeito à cores clubísticas, o que nos aproxima do caso de MG. Se é para apimentar, afirmo: se levarmos em conta o interior, acredito que a torcida do Grêmio é maior que a do Internacional, pendendo a balança a nosso favor. Gostaria, e nisso concordo contigo, de cortes de renda e faixa etária para que a pesquisa tenha maior utilidade do ponto de vista sociológico.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu grande amigo Éder, exato, eu escrevi o texto. A pesquisa anterior a essa, teve os desdobramentos a qual citas sobre cortes de renda, questões regionais e demais pontos interessantes para analisar. Sobre o fato de o interior ser mais gremista concordo contigo, também é a impressão que tenho, assim como na região sul do Brasil (como apontou a pesquisa anterior), se não me engano a torcida colorada é a maior de Porto Alegre e no Centro-Oeste em relação a do Grêmio. No caso de MG a torcida do Flamengo no interior é maior que a do Cruzeiro e Atlético, outro ponto interessante é de que no Paraná a torcida do Corinthians é maior que do Atlético e do Coritiba e o nosso estado é onde tem o menor nº de "forasteiros". Acredito que estes outros dados serão divulgados nos próximos dias.

    Em tempo: Estou curtindo demais Tupi or not Tupi e sou ótimo quando se trata de futurologia, me cobra depois hahaha. Abraço

    ResponderExcluir
  3. André. Procurei na página do Datafolha por informações mais precisas sobre a pesquisa, mas não fui feliz. Devem pintar novas informações nos próximos dias. Um aspecto que eu acho muito interessante é o fato de que no RS não há um número expressivo de gaúchos que sejam torcedores de times do centro do país, como é o caso em estados aos quais tu te referes. Em MG há, além da enorme presença de torcedores de times que não são mineiros, uma diferença bem marcada entre os torcedores do Atlético e do Cruzeiro: o primeiro, predomina na capital (um percentual muito estável de torcedores, independente do fato de o clube não conquistar há muito tempo um título expressivo) e o segundo em todo o interior do estado. É difícil chegar a um consenso sobre os fatores que são mais decisivos no que diz respeito ao crescimento das torcidas. Marketing? Títulos?
    Sobre o livro, fico muito feliz em receber o teu retorno, valeu mesmo!
    Sobre a futurologia, tá na caderneta.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Ainda em relação ao post, pelo visto serão divulgados os detalhes aos poucos sobre a pesquisa, deve ser pra manter a discussão por tempo mais longo. O site globo.com divulgou uma matéria que traz um comparativo entre as ultimas 4 pesquisas (2005,07,09 e 2010) e dizendo que a torcida do São Paulo é a que mais cresce e a que mais se renova. Em meu ponto de vista o maior destaque trazido nesse desdobramento divulgado é a comparação entre o decréscimo no percentual gremista e o aumento da torcida colorada nos ultimos 5 anos. Em 2005 4% dos entrevistados se diziam gremistas e apenas 2% colorados, de 2009 para cá ambos tem 3%. Detalhe a torcida do Inter cresceu justamente entre jovens 16 e 24 anos, a partir disso poderia resultar em outra blogada. Não prolongarei pois aqui é um comentário apenas, quem sabe até escreva mais uma blogada sobre o temas já com algumas conclusões importantes que podem ser feitas.

    ResponderExcluir
  5. em tempo: o link da matéria

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Sao_Paulo/0,,MUL1581949-9875,00-PARA+DATAFOLHA+TORCIDA+DO+SAO+PAULO+E+A+QUE+MAIS+CRESCE+ENTRE+JOVENS+ATE+AN.html

    ResponderExcluir